terça-feira, 20 de maio de 2008

Filme - O Preço de uma Verdade

A falta de ética jornalística, a transmissão de algo fictício como sendo realidade, é a trama central do filme “O Preço de uma Verdade”, que tem como título original Shattered Glass.

Produzido por Tom Cruise e dirigido por Billy Ray, a obra põe em discussão a ética que um jornalista deve ter e até que ponto pode ir em busca de notícias.

O filme conta a história real do jovem jornalista Stephen Glass, interpretado pelo ator Hayden Christensen, o repórter apesar da pouca idade, grande profissionalismo e talento, chama a atenção e, rapidamente, destaca-se dentro da redação da conceituada revista de atualidades e política The New Republic, a única a circular a bordo do avião oficial do presidente dos EUA.
O que ninguém sabia era que toda aquela genialidade era uma farsa. Glass criava histórias e personagens para quase todas as reportagens de sua autoria.
Ele passou a participar das reuniões de pauta da revista e, em uma dessas ocasiões, sugere uma reportagem que, sem saber, daria fim à sua carreira jornalística. O artigo "O Paraíso dos Hackers" relatava a história de um adolescente de 13 anos que invadiu o sistema de segurança de uma grande empresa de software.

O repórter Adam Penenberg, da Forbes Digital, uma revista online, indignado com a repercussão da reportagem e desconfiado da veracidade das informações contidas no artigo, resolve investigar a história. Logo, Adam descobre que o artigo escrito por Glass é falso. A empresa, o adolescente, tudo foi forjado.

Após a revelação, o editor-chefe, Chuck Lane, que assumira a The New Republic, descobre que Glass mentiu o tempo todo e acaba demitindo-o.

Depois de todas as revelações, o artigo escrito por Adam Penenberg sobre suas descobertas foi considerado o marco do jornalismo digital.

A revista The New Republic desculpou-se admitindo que 27 dos 41 artigos escritos por Stephen Glass foram inventados.

Nenhum comentário: